fbpx

Meu Primeiro Médium Para Pintura

Você sabe o que é médium para pintura?  Sabe como usar na pintura do seu quadro? Eu tive muitas dúvidas quando eu fiz meu primeiro médium para pintura. Pra que realmente serve o médium para pintura? Qual a quantidade certa para misturar na tinta? A tinta tinha que ficar grossa ou mais líquida? Por quanto tempo eu poderia guardar meu médium para pintura?

Meu Primeiro Médium Para Pintura

  • Óleo de Linhaça + Terebentina.

Fiz exatamente o que meu amigo pintor me ensinou; peguei um frasco e coloquei 1/2 parte de Óleo de Linhaça e  1/2 parte de terebentina.

Depois de misturar, meu médium para pintura estava pronto, adicionava à tinta e saia pintando.

Médium para Pintura

A quantidade de médium que eu colocava na tinta era praticamente de qualquer jeito, meio que seguindo minha intuição. Apesar de não ter certeza de como pintar, percebi que aplicando o médium a tinta ficava mais fácil de ser aplicada a tela e que o pincel deslizava melhor, e com pouco ou nada de médium a tinta ficava espessa, dificultando a aplicação da tinta com o uso do pincel, mas com a tinta espessa ficava fácil de usá-la aplicando com uma espátula.

Ou seja, decida qual o tipo da sua pintura para depois determinar o médium para sua pintura e a quantidade que irá aplicar a tinta.

Contudo, intuitivamente aprendi que se eu quisesse fazer textura ou trabalhar com empasto de tinta eu não usava a minha mistura (médium), e quando eu queria que a tinta escorresse pela tela eu usava bastante médium para pintura. Isso é meio que lógico, né? Mas não muito…

Uma coisa é o jeito que nós pensamos, outra coisa é o que realmente tecnicamente funciona.

Mas logo fui percebendo que tinha algumas coisas erradas:

    • O cheiro da minha mistura (médium) me incomodava e impregnava por todo o quarto onde eu pintava;
    • O Médium que eu o fazia era bom, mas depois de uma ou duas horas aquela mistura não era mais a mesma;
    • A viscosidade da tinta que eu adorava, eu não conseguia manter por muito tempo.

Percebi que não dava pra pintar daquele jeito, e encontrei o primeiro o culpado: a terebentina. Sim, e por causa da sua volatilidade, ou seja, a terebentina evapora à pressão e temperatura ambientes.

Pensei: isso é ruim, ter que pintar e ainda controlar a viscosidade que num momento é ótima e daqui à pouco é péssimo. Já sei! Vou fazer um curso de pintura com um profissional de pintura.

Encontrei uma ótima pintora e professora de artes com excelentes referências, mas adivinha o que ela me ensinou na primeira aula?

Isso mesmo, a mesma receita acima. E na época por causa do cheiro, eu já havia substituído a terebentina por um solvente sem cheiro, e que ela criticou dizendo que não daria certo e que os pintores profissionais tem de usar terebentina e se manter assim…

Adivinha o que eu fiz?

Fui em outro professor de pintura e o que ele me ensinou? A mesma fórmula…

E fui nas feiras de artesanatos conversar com os pintores, adivinha o que eles usavam? A mesma fórmula…

Quando começamos a pintar surge muitas dúvidas, mas essas dúvidas devem ser sanadas através de estudos e fazendo cursos.

Esses pintores não estão “errados”, eu que precisava de outra coisa, não era aquilo, você entende?

Como os cursos de pintura não me atenderam, fui atrás de livros que tratavam de pintura à óleo, pouquíssimo material em língua portuguesa, a maioria em inglês ou francês.

Resumindo:

Depois de muito estudo e esforço o medium que adotei para usar substituindo a receita acima foi o Painting Medium ou Medium para Pintura.

Facilmente encontrado em lojas especializadas de pintura. Esses mediuns para pintura são vendidos prontos e sem a necessidade de adicionar solvente ou outra substância.

Eu particularmente nunca usei os mediuns de marcas nacionais como da acrilex e corfix, mas entrando no site e buscando informações, o que tem dentro do tubo é óleo de linhaça em gel.

Eu recomendo Painting Medium importado.

Segue abaixo algumas marcas que já vi em lojas de arte aqui no Brasil.

Outro tipo de médium contemporâneo que estamos encontrando no mercado é o Liquin da Winsor & Newton, eu particularmente estou gostando de usar e comparado com os médiuns tradicionais, ele seca 50% mais rápido.

Usando esses “médiuns prontos” não há necessidade de usar nenhum tipo de solvente, a sua mistura de tinta mantem a viscosidade certa por muito mais tempo, o que ajuda e muito em sua pintura…

Existem uma infinidade de outros tipos de Médiuns para os mais diferentes usos em pintura, para não me estender muito, irei tratar em outra oportunidade.

Para entender na prática como usar o médium para pintura click aqui.

O que mais você precisa saber?

Tem dúvidas, sugestões? Deixe seu comentário no post.

Para saber mais sobre pintura, me acompanhe nas redes sociais . Compartilhe e curta!

Um grande Abraço!

Éder RoolT

 

Os comentários estão encerrados.