fbpx

Você Já Sabe Como Pintar Retrato? Parte 2

Você Já Sabe Como Pintar Retrato? Parte 2

Você Já Sabe Como Pintar Um Retrato? Vamos dar sequência em nosso passo-a-passo de como pintar retrato – Parte 2.

Se Você está chegando agora, sugiro que veja a 1° Parte de “Como Pintar Retratos” clicando aqui.

Nós paramos aqui, certo?

Como pintar rostos

Como Pintar Retratos

Ainda está tudo borrado, é assim mesmo, não desiste agora, eu sei que você vai conseguir! É só seguir o passo-a-passo de como pintar um retrato.

Passo 5 – Fazendo o fundo da pintura

Para relaxar pegue a tinta preta e pinte o fundo todo, agora você pode se soltar um pouco, usando um pincel maior, tente deixar a sua pintura mais homogênea possível, o que isso significa? quando você olhar o fundo da sua tela a tinta preta vai estar igual em sua totalidade. Não deixe sua tela pintada com muita tinta em um ponto e aparecendo a tela por falta de tinta em outro ponto.

Isso é muito importante!

E com um pincel menor contorne todo o entorno da pintura do cabelo.
Na parte de baixo eu usei um tom de cinza médio e coloquei tinta branca onde eu quero realçar a luz que está batendo quase de frente.

Como pintar rosto

Como pintar retrato

Em como pintar um retrato eu geralmente espero entre dois ou cinco dias para voltar na pintura preto e branco com a certeza que a tinta já está seco ao toque. Nesse intervalo de espera da secagem das tintas é um ótimo momento para avaliar o desenho e pintura e medir os tons de cinzas. É um trabalho de observação e reavaliação da sua pintura, nesse estágio ainda da tempo de corrigir ou mudar alguma coisa na sua pintura.

Mediuns para pintura.

Nessa segunda fase da pintura usaremos médium de pintura para aplicarmos a regra do “gordo sobre o magro”. em como pintar retrato.

O que é Medium?

Medium é a substância usada para modificar o comportamento da tinta. Usando medium você pode alterar a aderência da tinta, a oleosidade, a elasticidade, a viscosidade, o tempo de secagem, etc.
O medium permite que a tinta se espalhe melhor ou se impregna em um local específico a ser pintado.

Quebrando o tabu

E cuidado, muito cuidado:
Na internet existem muitas receitas de medium, por favor, não as sigam, principalmente se estiver escrito mais ou menos assim: médium usado por Leornado da Vinci, descoberto médium de Caravaggio, e assim por diante.

Você que está estudando como pintar um retrato não caiam nessa, independente se você seja um iniciante ou profissional na pintura, e principalmente, não produza seu medium se você não entende nada de química.

Fujam dos Mediuns que prometem soluções mágicas!

Existem receitas de mediuns em sites bons que só de olhar eu fico de cabelo em pé! Sério mesmo, algumas receitas o medium chega a virar uma cola, é chocante!

Muitas receitas só de olhar, eu sei que o quadro vai craquelar e amarelar, em menos de dois ou três anos.
E quando digo craquelar, algumas receitas de mediuns, são tão ruins que tenho certeza absoluta que do craquelado formado o pedaço de tinta irá se soltar e cair pedaços inteiros de tinta da sua pintura, e isso é bem sério…

Você quer isso para sua pintura? É claro que não!

Você também pode aprender mais como pintar um retrato acessando meu blog clicando aqui: Medium Para Pintura

Misturando suas tintas com Medium.

Para a segunda camada de tinta nós iremos fazer nossa mistura de cores conforme o passo 01 de como pintar retratos, só que dessa vez nós aplicaremos um pouco de medium em nossas tintas.

Para começar a sua pintura eu vou recomendar dois tipos de medium:

  • o mais usado é o medium para tinta à óleo (consistência oleosa e líquida), esse você encontra mais facilmente.
  • o Liquin (tipo Gel) esse é importado e encontrado em lojas mais especializadas. Seca a tinta até 50% mais rápido.

Como Pintar Retrato

Passo 6 – Misturando suas tintas com Medium.

A única coisa que você tem que lembrar é que no caso do uso do medium menos é mais, você só precisa de uma pequena quantidade dele, caso contrário você se perde tecnicamente na pintura.

Nesse caso, você tem de colocar o mínimo de médium possível em sua tinta. Recomendo que você faça o branco e o preto usando as mesmas quantidades de medium, somente depois você use essas tintas para misturar os seus cinzas.

Nessa parte da pintura não existe o solvente, de forma alguma. No meu livro (Faça o Download GRÁTIS Aqui) já explico o porquê não se deve usar solvente e com certeza em breve vou fazer um post sobre isso também.

Passo 7 – Fortalecendo o plano de fundo.

Com a tinta preparada com medium é só voltar a pintar.
Como eu quero o fundo todo preto, essa é a minha pintura em como fazer retrato, na sua pintura você pode fazer o fundo cinza claro por exemplo. Nós começamos pelo fundo mesmo, mergulhando o pincel na tinta preta e espalhando a tinta por todo o fundo da pintura, lembrando de deixar a tinta espalhada corretamente. Espalhe a tinta homogeneamente para que o filme de tinta fique uniforme e sem marcas de pincel.

Passo 8 – Diferença entre as bordas do fundo e o cabelo.

Essa é uma parte que requer bastante atenção em como pintar um retrato e não precisa ter pressa para executar. Dar a diferença entre as tonalidades de pretos na pintura. O preto do cabelo tem que entrar e sair do fundo. E a gente faz isso colocando a cor do fundo dentro do cabelo e a cor do cabelo colocando sobre o fundo.

O cabelo

Embora o cabelo dessa pintura também é preto igual ao fundo, nós fazemos a marcação com o mínimo de tinta branca, deixando espaços para colocar as luzes do cabelo usando aumentando gradualmente com um pouco mais de tinta branca.

Como pintar retrato

Mergulhe seu pincel na tinta preta com pouquíssimo branco, e em seguida, vem pintando o cabelo e acrescentando mais branco a sua mistura para reforçar os tons mais claros e vai se aproximando da foto de referência.

Pincéis

Tenho certeza que nessa hora em como pintar um retrato é bom ter uns três ou cinco tamanhos diferentes de pincéis e ir trocando o Pincel para ter mais controle. Um pincel com mais tinta preta, outro pincel para misturas mais claras de preto com branco para os meios e pincel quase seco para usar nas bordas para ir fundindo a pintura.

Como pintar um retrato

Recomendo em como pintar um retrato que você agora aperte seus os olhos na sua pintura e na foto de referência, continue pensando em formas simples, tente ver quadrados, retângulos, triângulos, círculos e ainda pense em formas simples, não se preocupe em tentar pintar os detalhes – concentre-se apenas nas formas de sombra e procure as áreas mais escuras ao redor retrato.

É natural sentir que você está deixando sua pintura muito escura neste estágio, não se preocupe, é assim mesmo, continue e se sinta confiante pintando seu retrato.

Passo 9 – Apresentando as luzes

“A maioria dos objetos pode ser reduzida amplamente em três massas de tons, as luzes (incluindo as altas luzes), os meios-tons e as sombras. E o hábito de reduzir as coisas em uma simples equação de três tons como base sobre a qual se constroem aparências complexas deve ser procurado cedo ”
Harold speed, A prática e a ciência do desenho

Tenha cuidado para não aplicar uma camada espessa de tinta, observe que na parte 1 foi aplicado uma camada fina de tinta para que o óleo possa aderir à tela.

Vamos falar de tinta branca.

Vou falar de 03 tipos diferentes de tinta branca: Flake White, Branco de Titânio e Branco de Zinco.

Flake white ou Branco de Chumbo é um pigmento inorgânico sintético derivado do chumbo, o Flake white também é conhecido como White Lead ou Snowflake White é um branco quente, feito de pigmento completamente opaco e permanente, o Flake white seca mais rápido e se mistura muito bem com outros pigmentos, reduzindo suas cores suavemente devido à sua baixa intensidade de tingimento.

Esse pigmento branco com chumbo é tradicional; está mergulhada na história da pintura. Provas para o seu uso podem ser encontradas em todas as civilizações mais antigas: como um cosmético em Atenas 400 B.C., para os antigos egípcios e de volta para as primeiras pinturas chinesas. Considerado um dos primeiros pigmentos, é basicamente carbonato de chumbo com óxido de zinco e foi o único pigmento branco amplamente disponível para artistas até o surgimento de outros no século XIX.

Desejado pelos pintores à óleo por suas qualidades de mistura e brancura pura, o Flake White cria um filme de pintura incrivelmente durável e flexível. Era comumente usado como uma camada de base na tela devido à força que o pigmento dava ao filme de tinta. Conservacionistas notam que seções de pinturas a óleo contendo Flake White suportam o tempo melhor do que aquelas sem.

Como todas as cores à base de chumbo, o Flake White é classificado como tóxico, o que significa que devem ser tomados cuidados para evitar a ingestão deste pigmento ou misturas de tinta contendo este pigmento. O Flake White pode, no entanto, ser usado com segurança, com as precauções certas.

Curiosidade: o pintor Lucian Freud só usava Flake White em suas pinturas.

Eu nunca consegui comprar Flake White aqui no Brasil. Se alguém souber de alguma loja que venda, por favor deixe nos comentários.

Para este tutorial e nessa pintura eu estou usando o Branco de Titânio durante todo o processo. Dessa forma, você pode se acostumar a usar cores mais espessas e opacas que o ajudarão a entender os fundamentos da pintura, em vez de ficar obcecado com as sutilezas do Flake White.

O Branco de Titânio é um pigmento inorgânico, é o branco mais brilhante indicado para os tons claros opacos e frios. É uma tinta muito grossa quando sai pela primeira vez do tubo.

Em resumo, este branco é moído com óleo e contém uma pequena adição de Branco de zinco, a fim de evitar a tendência do pigmento puro de dióxido de titânio para ejetar óleo para a superfície durante a secagem, o que causa uma aparência de amarelamento.

Sobretudo porque o Branco de zinco incorpora o óleo de forma mais eficaz, além de adicionar um brilho mais frio ao branco. Se você quer um mixer forte que tende a clarear tons fortes, então faça isso. As qualidades de manuseio não são muito sutis, mas este é o branco mais adequado para uma paleta brilhante. Forma um filme forte quando seco.

Branco de Zinco – Outro branco semi-opaco usado para misturar e tingir as cores sutilmente. O Branco de Zinco foi usado pela primeira vez na França do século XVIII e seu mau uso inicial como uma base para preparar telas parece ter assustado os artistas em examinar suas qualidades.

Esse branco tem uma boa transparência e um poder sutil que permite aos artistas criar misturas ligeiramente em tons que mantêm sua intensidade cromática e brilho, ao contrário daqueles feitos pela força abrupta de tingimento do Branco de Titânio.

Por fim, a suavidade de sua superfície quando seca não é uma desvantagem quando é usada desta maneira, pois quanto melhor a cura da tinta, mais forte a mistura ficará. O Branco de Zinco é perfeito para misturar cores, proporcionando um brilho que não se consegue misturando com Branco de Titânio.

Pigmentos à base de chumbo:

Frequentemente a percepção de que “as tintas a óleo são perigosas” vem do uso de pigmentos à base de chumbo.

Uma vez que, até o início do século 20, os brancos de chumbo eram os únicos pigmentos brancos opacos disponíveis, o branco de zinco estava disponível, mas é um branco transparente e tem a tendência de secar mais lentamente, por isso a dificuldade em pintar usando-a mais espessa e quando precisa dela mais sólida.

Em vista disso, em meados de 1920, o Branco de Titânio atóxico foi introduzido e deu aos artistas uma alternativa não-tóxica. Assim, historicamente, os pintores foram expostos a níveis muito mais altos de pigmentos tóxicos do que os pintores modernos.

Apesar da toxicidade ainda existem alguns artistas que continuam a usar o branco de chumbo por causa de suas interessantes propriedades de trabalho.

No entanto existem outros tipos de brancos que falaremos em outra oportunidade aqui no blog.

Abaixo uma foto com alguns exemplos:

Brancos: Variados tipos de tonalidades e propriedades diferentes.

Taxas de secagem de tintas a óleo

As tintas a óleo são secantes lentas, quando usadas no underpainting, deve-se aguardar alguns dias para aplicar outra camada por cima.

Por isso, não podemos quebrar nossa regra número 1 de “gordo sobre magro”; porque quando uma camada de secagem mais rápida ou com menos óleo que a camada de baixo é pintada por cima, ela se separará do underpainting, que contrai e fica menor quando seca, causando o craquelamento.

Em suma, quando você está pintando com uma gama de cores em sua paleta, as diferentes taxas de secagem das tintas a óleo não são tão notáveis, porque você está constantemente misturando-as. No entanto, construindo a pintura em camadas progressivas, você precisa estar ciente dos tempos de secagem dos pigmentos que você está usando.

Como acelerar a taxa de secagem?

Branco (especialmente branco de titânio) leva mais tempo para secar que umber cru, por isso muitos pintores usam esta cor na primeira camada.

Logo, se você estiver trabalhando no underpainting e quiser que as tintas a óleo sequem mais rápido, será necessário adicionar um secante de cobalto. Mas por favor não façam mais isso!

Embora, tradicionalmente na pintura clássica, os secadores de cobalto eram usados frequentemente para acelerar o tempo de secagem da tinta a óleo. Usando uma pipeta, você pode simplesmente adicionar algumas gotas de secador de cobalto à tinta.

Uma vez que estamos na era contemporânea da pintura e o secante de cobalto já não tem mais sentido.

Então, quer fazer sua primeira camada secar rápido?

Use tinta acrílica, isso mesmo, para a primeira camada muitos pintores já estão usando esta técnica de pintura.

Por exemplo, eu já usei diversas vezes tinta acrílica como underpainting, mas voltei para o tradicional e faço a primeira camada com tinta à óleo mesmo e deixou-a secar por longos dias enquanto vou trabalhando em outras pinturas.

Misturando Branco para esta camada

Mediante o exposto, você tem três opções: ou usar um médium normal, ou óleo de linhaça (ou outro óleo de sua preferência), ou Liquin que acelera a secagem em cerca de 50%.

Adicione o médium a tinta e vá misturando até que obtenha uma consistência amanteigada.

Por favor, note, que em nenhum momento eu falei do solvente.

“NÃO USE SOLVENTE” para fazer as camadas superiores da sua pintura.

Em breve eu vou postar a continuação: Como Pintar Um Retrato em Óleo Sobre Tela – parte 3

 

Gostou? Curta, Compartilhe!

Tem dúvidas, sugestões? Deixe seu comentário no post.

 

 

Grande Abraço,

Éder RoolT

Nos vemos pintando por aí 😉

Para saber mais sobre pintura, me acompanhe nas redes sociais.

 

1 Comentário

  1. […] dúvidas, sugestões? Deixe seu comentário no post. Para ver a continuação, é só clicar aqui: Como Pintar Um Retrato – Parte 2 Grande […]