fbpx

MINHA HISTÓRIA

Eu sou Éder Roolt o idealizador deste projeto “Como Nasce Um Pintor”, e esse projeto só nasceu porque é o meu dever, a minha gratidão e a minha responsabilidade dividir meu conhecimento para o mundo inteiro, fazer com que a pintura seja desmistificada e que todos possam ter as ferramentas e o conhecimento correto para produzir a melhor pintura que você queira realizar!

 

Quero mostrar à todos como a pintura é fácil, prazerosa e acima de tudo:

A pintura muda a nossa vida! A arte muda as nossas vidas!

***************

Esse é o meu compromisso, o meu propósito de vida:

“Mudar a vida das pessoas através da arte”.

 

E se você está aqui lendo este projeto, posso tirar a sua dúvida! Não digo que eu tenho uma habilidade especial como pintor, mas com certeza eu desenvolvi uma técnica de pintura extraordinariamente fácil e que agora eu quero compartilhar com o mundo inteiro. Continue lendo para conhecer um pouco da minha história e do meu trabalho, tenho certeza de que você gostará muito de me conhecer!

 

Éder Roolt, o pintor que aprendeu a pintar fazendo Engenharia.

 

Nossa! Como assim, o pintor que aprendeu a pintar fazendo Engenharia?

É isso mesmo! Eu aprendi a Pintar usando Engenharia, e você vai se surpreender. Detalhe: essa técnica é muito simples e fácil, eu quero desmistificar a pintura e levá-la para o maior número de pessoas possíveis. Pintar é uma experiência única, é maravilhoso! E eu quero mudar o mundo através da pintura, da arte.

 

Arte e Engenharia, são duas disciplinas muito, mas muito complementares e porque não dizer: iguais, isso mesmo, iguais. E eu vou te provar isso!

 

Engenharia = Lógica

Arte = Intuição

 

É verdade! Aprendi a pintar usando engenharia e arte.

É isso que eu quero mostrar para você, como pintar usando a lógica e a intuição simultaneamente.

 

Engenharia = Arte

Intuição = Lógica

Arte = Engenharia

 

A pintura precisa ser algo fácil, divertido e apaixonante.

 

Como comecei a gostar de arte.

 

Todo mundo, sem exceção, começa a rabiscar quando criança, eu não fui diferente. Aos 10 ou 12 anos de idade, vi na televisão uma reportagem sobre a pintora Tarsila do Amaral, a partir dali eu quis aprender mais sobre o trabalho dela e sem perceber, me apaixonei pela arte. E assim aos 14 anos eu já conhecia tudo sobre os pintores como Di Cavalcante, Candido Portinari, Luiz Sacilotto, Almicar de Castro, Manabu Mabe, e outros.

Apesar de querer aprender a pintar, nessa mesma época, aos 14 anos eu arrumei o meu primeiro emprego de carteira assinada numa empresa multinacional. Sim, é isso mesmo, ou seja, tive que começar a trabalhar muito cedo e estudar no período noturno, o que me afastou definitivamente do mundo das artes, mas não dos livros.

O mundo das artes era completamente distante da minha realidade, mas o amor pela arte sempre se manteve em minhas veias. Então, o emprego até facilitou minha jornada permitindo meu acesso a livros e músicas que antes eu não poderia consumir.

Passeios a locais culturais começaram a fazer parte da minha vida, aos 14 anos adentrei a Bienal de Artes de São Paulo pela primeira vez e desde então nunca perdi uma edição sequer.

Aos 15 anos conheci Leonardo da Vinci através dos livros e fiquei fascinado e apaixonado por sua obra. Comecei a ler e a pesquisar tudo o que existia sobre ele (sem uso da internet ou google). E por conta disso, sem perceber, havia estudado toda a história da arte e conhecido muitas bibliotecas, mas como sabia que o mundo da arte nunca faria parte da minha história, tomei uma decisão de adolescente: eu iria ser colecionador de arte.

 

Mas Éder, para ser colecionador de arte tem que ser rico!

 

É, tem um pouco de verdade nisso, mas nem tanto, mas ainda sim, era um mundo muito, muito distante do meu. Mas o mindset estava instalado, eu precisava mudar de vida, comecei mudando de profissão, fiz curso de Técnico em Química e depois Engenharia Química.

 

Mas nem tudo são flores…

 

Quanto mais conhecimento eu adquiria, mais livros eu lia, mais exposições eu frequentava, mais shows e teatros e música eu devorava, mais a minha verdade interna, minha alma, Ela gritava e esperneava, – eu não entendia, eu só havia aprendido que arte é pra gente rica, e que eu não poderia ser artista. Naquela época eu não sabia qual era o propósito da minha vida, nem que caminho seguir…

 

Como aprender a pintar é tão fácil?

 

Só pintei meu primeiro quadro aos 22 anos de idade, e só o fiz devido a uma aposta com meu amigo que pintava. Ele duvidava que eu seria capaz de pintar, porque todos aqueles livros de história da arte e de tudo aquilo que eu falava para ele, não iria me ajudar em nada na hora de pintar na prática.

Adquiri um material de pintura sem qualidade alguma, e cometi todos os erros que não se pode cometer em uma tela. Hoje eu sei disso.

Com o material em mãos me veio a primeira pergunta: O que pintar?

Lembrei de Leonardo da Vinci, Portinari, Picasso, etc, e o que esses pintores tinham em comum?

Ambos sabiam pintar retratos de pessoas. O que eu fiz? Peguei uma foto de uma revista e fui para a tela. Lembro-me até hoje, comecei a pintar num sábado depois de chegar da faculdade às 19 horas, isso mesmo, eu não tinha outro dia, nem outro horário.

 

Em frente aquela tela em branco eu só pensava: o que fazer? Por onde começar? Como misturar a tinta?

 

Eu não conseguia fazer nada além do esboço mal feito com carvão. Até meia noite a única coisa que eu já havia aprendido era colocar tinta na tela, olhar, odiar o resultado e com o pano retirar a tinta. Era mais difícil do que eu imaginava, muito mais.

 

Por volta das 2 horas da madrugada, tive um INSIGHT, e se eu usar engenharia?

Meu cérebro se fundiu, comecei a pensar diferente, a enxergar e ver tudo novo. Limpei a tela, apaguei o esboço. Joguei o carvão fora, peguei minha lapiseira, régua, quadriculei, usei a matemática, refiz o esboço. Recomecei… o esboço surgiu, comecei a pintar, respirei profundamente e intuitivamente me deixei sentir.

 

Só parei de pintar quando minha mãe disse:

– Bom dia, Filho. Acordado e pintando a essa hora. Já tomou café da manhã?

– Que horas são mãe?

– Dez horas.

Nesse dia eu fiquei tão adrenado, excitado, eufórico… tudo ao mesmo tempo. É como se meu cérebro tivesse fundido, o lado direito e o esquerdo, o lado racional e o intuitivo, agora eram únicos. Comecei a enxergar o mundo por uma nova perspectiva. Até hoje foi o único dia em que eu fiquei tanto tempo acordado sem dormir. Eu queria mostrar meu quadro para meus amigos, queria contar para todo mundo que engenharia e arte são as mesmas coisas.

Minha mãe não acreditava que eu havia pintado aquele quadro, meus amigos não acreditavam na minha teoria de arte e engenharia, e meu amigo pintor levou meses para ver o quadro. E quando ele o viu, uau! Ele ficou atônico, nunca o tinha visto daquele jeito. Tirou o quadro da parede, virava o quadro para um lado para o outro, passou a mão, e me perguntava o tempo todo sem parar: “como eu tinha conseguido fazer aquilo?”, me dizendo que era impossível eu ter pintado essa tela, e não acreditava no meu resultado – até hoje ele não pagou a aposta.

 

A única certeza é que eu havia começado de novo.

 

A pintura continuou distante, eu não tinha tempo, trabalhando durante o dia e estudando à noite, poucas horas de sono. Mas passei a ter melhor qualidade, não sei, a vida mudou, na verdade eu mudei.

Com a engenharia, pensei: consigo ver arte aqui? Para minha surpresa, encontrei muita arte dentro da engenharia, nos números, e pasmem, passei a estudar menos e obter maiores resultados. Louco, não? Faz sentido para você? Tudo está conectado…

O meu Eu continuava gritando, era um desejo, uma vontade tão grande, que não dava mais para guardar e nem se esconder, eu tinha que saber o que era pintura, o que significava ser pintor, artista… uns me tacharam de sonhador, muitos outros de maluco mesmo.

Sem saber muito bem para onde ir ou o que eu iria fazer, assim que terminei a Faculdade de Engenharia, morrendo de medo e lotado de incertezas, tomei uma decisão de alto risco, radical mesmo, larguei tudo. Estava sacramentado, eu havia ficado “louco”. Vendi tudo que eu tinha (o que era muito pouco), deixei o “melhor emprego do mundo numa empresa multinacional” e a família para trás. Sozinho e sem conhecer ninguém, parti para realizar o meu sonho de conhecer os museus e galerias que até então eu só conhecia através dos livros. Morei um ano na Europa, voltei para o Brasil após fazer o Caminho de Santiago de Compostela.

 

O caminho na pintura.

 

Em minha busca para o aperfeiçoamento da pintura, passei por diversos ateliês, curso de pinturas e nada.

Vou te dizer o porquê: Até encontrei professores de arte muito sérios, mas seus conhecimentos são restritos a arte, e não entendem nada de engenharia química, isso mesmo, muitos professores leram livros de arte da década de 60 ou 70 e fazem “pintura errada”, outros pintores (esses levianos mesmos) “inventam fórmulas” milagrosas e dizem ser uma nova técnica de pintura, isso está errado!

Existem muitos pintores que amam pintar, mas a maioria dos pintores estão presos a história da pintura moderna, usam materiais e tintas (pigmentos) inventados no século XIX.

Dos meus 14 anos até agora, se passaram mais de vinte e cinco anos, passei a pintar profissionalmente e mostrar meus trabalhos, aquele mundo da arte tão distante do meu, pois bem, agora é parte da minha história, não foi e ainda não continua fácil, mas agora o mundo da arte também é o meu mundo.

Desculpa, não tenho a intenção de ser melhor que ninguém, mas com meus conhecimentos em Engenharia química e em Arte, consegui separar a informação errada, da informação correta. Imagina você, que ama pintar, usando materiais e tintas (pigmentos) inventados e descobertos em pleno século XXI.

Hoje, é a melhor época para a pintura à óleo contemporânea.

Imagina o que eu aprendi em vinte anos de pintura, imagina agora eu disponibilizando essas informações na internet, ou Youtube para o maior número de pessoas possíveis?

 

O propósito da minha vida

 

Passei por tantas tribulações, estudei arte, estudei engenharia, gestão de negócios, fiz tantas outras coisas, mas pra que?

Sabe, o Steve Jobs (Apple), em seu discurso mais famoso, fala sobre ligar os pontos, e só entendemos o porquê das coisas depois que a gente fica mais velho. E hoje, depois de tantos anos, eu consigo ligar alguns pontos. Eu paro para pensar e nem acredito que sou artista e que já tenho uma pequena coleção de arte. É maluco tudo isso, inacreditável! Com quatorze anos eu nem podia acreditar em tudo isso, a arte me deu vida, me fez voar voos inimagináveis!

Mas eu não consigo parar, apesar da minha vida ser uma loucura, com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mesmo assim decidi passar meus conhecimentos para o maior número de pessoas interessadas em pintar.

O que aprendi em vinte anos de pintura, acompanhando meu canal no Youtube, você pode aprender a pintar em pouco tempo, eu vou ensinar, e principalmente: eu vou mostrar, isso mesmo, eu vou mostrar como se pinta do jeito certo e com o material correto.

 

O meu sonho, a minha vontade é continuar pintando, fazer minhas exposições, e aconteça o que acontecer, eu vou continuar pintando. Por que eu amo pintar!

 

Demorei muitos anos para encontrar a vocação da minha vida: a pintura. Mas compreendo perfeitamente porque eu fiz engenharia. E agora eu estou “pronto” para desmistificar a pintura, torná-la fácil e acessível para o maior número de pessoas realmente interessadas em pintar e desenvolver a sua arte, seja você da área de humanas ou exatas.

 

Lembre-se sempre: a pintura precisa ser algo fácil, divertido e apaixonante.

 

O meu dever, a minha gratidão e a minha responsabilidade é dividir meu conhecimento para o mundo inteiro, fazer com que a sua pintura seja a melhor pintura que você queira realizar!

 

Quero mostrar à todos como a pintura é fácil, prazerosa e acima de tudo: A pintura muda a nossa vida! A arte muda as nossas vidas!

 

Esse é o meu compromisso, o meu propósito de vida:

“Mudar a vida das pessoas através da arte”.

 

O que você pode fazer?

 

Para complementar a sua leitura, saber novidades e aprender ainda mais sobre pintura e o que tecnicamente funciona em uma pintura contemporânea acompanhe minhas páginas do facebook, Instagram, meu canal no Youtube e não deixe de curtir, seguir, compartilhar, etc…

 

Um grande Abraço e te vejo por aí!