fbpx

Moderna Paleta de Cores Impressionistas

Moderna Paleta de Cores Impressionistas

Moderna Paleta de Cores Impressionistas

Decidi publicar aqui uma Moderna Paleta de Cores Impressionistas para ajudá-lo a escolher algumas cores modernas e sair um pouco das cores muito “básicas e antigas”, estou usando como base de referência a marca Vasari Colors, excelente marca de tintas para pintura à óleo.

Você já conhece essa marca de tintas? Deixe sua resposta nos comentários para eu saber se faço mais posts parecidos com a Moderna Paleta de Cores Impressionistas.

Essa é uma versão Moderna Paleta de Cores Impressionistas com 08 tintas brilhantes.

  • Ruby Violet Light
  • Orchid
  • Rosebud
  • Brilliant Yellow Light
  • Brilliant Lemon Light
  • Rousseau Green Extra Pale
  • Video Blue Extra Pale
  • King’s Blue

 

The Modern Impressionist Set

Conjunto de tintas a óleo da Vasari

A Moderna Paleta de Cores Impressionista da Vasari.

 

As Cores Criam o Espaço

Sem esquecer as cores básicas dos Impressionistas e mais os Mestres Modernos, para essa Moderna Paleta de Cores Impressionistas a Vasari selecionou tanto cores quentes como frias, e suas cores favoritas para representar a luz e conseguir empurrar e puxar o espaço em um plano moderno de pintura.
The Modern Impressionist Set

Dining Room in the Country, por Pierre Bonnard, 1913, óleo sobre tela, 161,29 x 203,51 cm, Minneapolis Institute of Art, Minneapolis, MN

 

Duas novas cores, Brilliant Lemon Light e Ruby Violet Light, combinam perfeitamente para dividir o espaço em um cenário de paisagem ou interior. Ambos são opacos, mas cada um tem suas vantagens diferentes!

Bright Lemon Light tem bordas distintas porque é frio em tonalidade, opaco e leve em valor. Ele vem para a frente usado como está ou em uma mistura.

Ruby Violet Light é mais profundo em valor e muito mais quente em tonalidade. Mesmo sendo também opaco, o Ruby Violet Light possui bordas menos distintas que permitem representar um espaço mais distante em uma pintura. Vai aquietar cores mais frias e brilhantes com sombras diferenciadas.

 

The Modern Impressionist Set

Bright Lemon Light, à esquerda, tem as bordas mais distintas. Ruby Violet Light no centro é mais suave e mais quente na tonalidade. À direita está a Orchid, embora mais brilhante que a Ruby Violet Light, também é menos distinta espacialmente que a cor fria Brilliant Lemon Light .

 

The Modern Impressionist Set

The Flowered Dress, por Edouard Vuillard, 1891, óleo sobre tela, 38,1 x 46 cm, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil.
The Modern Impressionist Set

Viridian e a nova cor Brilliant Lemon Light misturadas.

 

The Modern Impressionist Set

Viridian e a nova cor Ruby Violet Light misturadas.

 

The Modern Impressionist Set

Interior, por Pierre Bonnard, 1913, óleo sobre tela, 56,5 x 62,9 cm, coleção particular.

 

Mais leve e mais delicada, nossa nova cor Orchid é uma ótima alternativa ao branco! Use-o para transmitir um calor sutil e as suas nuances de cor. Como o nome indica, Orchid é uma beleza rara, colorida, mas inteiramente natural, e recua espacialmente no plano da imagem.
The Modern Impressionist Set

A nova cor Orchid usado como um branco para clarear o Ultramarine Blue na mistura da parte de cima, e em baixo misturado com o Titanium White.

Muito brilhante e distinto, a cor Rosebud também é quente na mistura. Ao invés de jogar a tonalidade para baixo, a intensidade da sua cor aumentará. Rosebud é um atalho ideal para misturar cinzas intensos de qualquer cor fria azul, marrom ou verde. Misturado com o seu complemento a cor, Video Blue Extra Pale, o Rosebud produz um cinza prateado brilhante. Ou faça o seu Rosebud aquecer o branco!

 

 

Não é apenas um rosa bonito, embora seja, o Rosebud melhora as misturas e combina bem com cores quentes, especialmente cores fortes e transparentes, como o nosso Indian Yellow, para aumentar o brilho e a atenção do espectador.

 

The Modern Impressionist Set

Green River Lands, por Wayne Thiebaud, 1998, óleo sobre tela, 182,88 x 121,92 cm Collection of Matthew Bult.

 

Capturando o sol

Brilliant Yellow Light é quente e radiante na mistura, use essa cor para adicionar o brilho sutil da luz solar a uma mistura. É uma ótima cor do céu da manhã, especialmente combinada com o Rosebud e o azul da Moderna Paleta Impressionista: Video Blue Extra Pale e King’s Blue.

Isso é bem legal, se você gosta de pintar usando um branco quente e, como é quente e leve em valor, ele pode ser entendido como a luz do sol que fica mais para trás no espaço do que a luz implícita usando o Brilliant Lemon Light.

Ainda mais quente na mistura é o Rousseau Green Extra Pale, uma cor verde-amarelada macia que ilumina, mas ironicamente acrescenta profundidade e uma atmosfera colorida a mistura. Rousseau Green Extra Pale captura o calor do final da tarde.

 

The Modern Impressionist Set

Brilliant Yellow Light misturado com Alizarin Crimson

 

The Modern Impressionist Set

Rousseau Green Extra Pale misturado com Alizarin Crimson para comparação

 

Ricamente pigmentado para máximos resultados

Esta moderna paleta impressionista inclui a cor Video Blue Extra Pale para misturar cinzas com qualquer cor de terra quente, em um passo, para fazer tons pálidos quentes ou frios coloridos. Faça um verde acinzentado claro com o Raw Sienna ou um cinza violeta mais frio com o Sienna Escarlate. Video Blue Extra Pale é útil para resfriar e modificar tons de pele com um brilho sutil.

 

The Modern Impressionist Set

Water Lilies (Nympheas), by Claude Monet, c. 1915, oléo sobre tela, 151,38 x 200,97 cm, Neue Pinakothek, Munich, Germany

 

The Modern Impressionist Set

Começando com Phthalo Green no topo, o King’s Blue (na parte superior direita) foi misturado para fazer a cor turquesa brilhante, acrescentado Brilliant Lemon Light (à direita) o verde se sobre sai mais verde. Finalmente, a mistura de turquesa agora mais esverdeada foi iluminada com o Video Blue Extra Pale (na parte inferior esquerda) em uma turquesa pálida ainda muito colorida.

 

The Modern Impressionist Set

Aqui está uma mistura de Viridian (canto superior direito) com King’s Blue (canto superior esquerdo) para uma turquesa mais suave, mais azul e menos brilhante.

 

Nosso King’s Blue é quente na mistura, mas não deixe que isso o impeça de usá-lo com outras cores quentes, até mesmo com o Strong Bight Red. A King’s Blue continua com ótimos resultados na mistura de verdes, violetas e neutros coloridos com qualquer primário quente ou frio, secundário, o que você tiver!

 

The Modern Impressionist Set

Agapanthus, por Claude Monet, c. 1914-1926, óleo sobre tela, 198,2 x 178,4 cm, Museum of Modern Art, New York, NY

 

The Modern Impressionist Set

 

O King’s Blue (à direita) é forte o suficiente para não se perder, como mostrado aqui, quando misturado ao Azul da Prússia (no topo). O resultado é uma nova variação do azul!

Esta é a vantagem de usar um King’s Blue que é ricamente pigmentado, como qualquer um dos outros tons da moderna paleta de cores impressionistas da Vasari Colors, você pode usá-lo para misturar, bem como para uma bela cor diretamente do tubo!

O que você achou dessa Moderna Paleta de Cores Impressionistas?

Para saber mais sobre pintura impressionista acesse meu post os girassóis de Van Gogh estão ficando marrom.

 

Gostou? Curta, Compartilhe!

Tem dúvidas, sugestões? Deixe seu comentário no post.

 

Grande Abraço,

Éder RoolT

Nos vemos pintando por aí ?

Para saber mais sobre pintura, me acompanhe nas redes sociais.

1 Comentário

  1. Ronny disse:

    I spent a great deal of time to locate something similar to this