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Você Já Sabe Como Pintar Rostos? Parte 03

Você Já Sabe Como Pintar Rostos? Parte 03

Como Pintar Retratos

Como Pintar Rostos

Como Pintar Rostos? Você já sabe? Tem dúvidas? Gostaria de aprender ainda mais sobre pintura? Você está no lugar certo.

Agora vamos dar sequência em nosso passo-a-passo de como pintar rostos ou retratos – Parte 3.

Se Você está chegando agora, sugiro que veja a 1° Parte de “Como Pintar Retratos” clicando aqui.

Nós paramos aqui, certo?

Como pintar retratos

Esta é a parte 3 de uma série tutoriais para iniciantes e profissionais de como pintar rostos que estão fazendo a transição do desenho para a pintura a óleo ou de iniciantes que querem começar na pintura sem mesmo saber desenhar.

Pintar e desenhar é praticamente a mesma coisa! Você decide começar pela pintura ou desenho…

Aqui está uma rápida revisão do que abordamos até agora, se você quiser participar…

Parte 1 – Materiais e o esboço.

Em primeiro lugar nós já vimos os materiais para pintura, referência fotográfica e começamos a fazer o esboço ou o desenho da pintura.

Para fazer o esboço muitos artistas e professores nos ensinam a usar o carvão (que você pode fixar com fixador).

Em suma, eu não uso fixador e nem carvão em meus trabalhos, essa é a minha decisão.

Uso apenas um lápis duro como por exemplo um HB e depois apago com borracha para a linha ficar bem clara.

Para fazer o esboço tente estabelecer as formas básicas se você puder usar apenas uma linha reta e, em seguida, vai adicionando os contornos à medida que o desenho progrida.

Um erro clássico de iniciante ao desenhar um retrato é um excesso de exagero das curvas no rosto. Tudo fica “arredondado” e o retrato pode ter uma qualidade de desenho animado.

Primordialmente nosso cérebro possui um forte sistema de memória visual que nos diz “os rostos são redondos”, isso pode afetar subconscientemente o seu desenho.

Principalmente os iniciantes ignoram o primeiro estágio da pintura, considerado sem importância, mas a primeira camada é a chave para o sucesso das pinturas de retratos.

Enfim, temos a nossa primeira camada da pintura que permite que você, e seu olho, se tornem mais afinados com a imagem, e esteja ciente dos tons.

Parte 2 – Fundo da pintura, Mediuns, adicionando luzes.

Em seguida, nós fizemos o fundo para fortalecer os tons e obter uma melhor sensação da pintura por completo.

Toda a tela de pintura está finalmente pintada.

Conforme vimos, a única coisa que você tem que lembrar é que no caso do uso do medium, menos é mais, você só precisa de uma pequena quantidade dele, caso contrário você se perde tecnicamente na pintura.

Nesse caso, você tem de colocar o mínimo de médium possível em sua tinta.

Sempre estabeleça a regra do “gordo sobre o magro”.

NUNCA esqueça disso!

Com cada camada progressiva sendo ligeiramente mais gorda – com mais conteúdo de óleo ou medium.

Nós também adicionamos algumas luzes aplicando o branco.

Isso é para nos ajudar a julgar os tons do próximo estágio, então, quando os pintamos, eles não parecem “fora” quando adicionamos as luzes.

O fascínio pelos destaques

Como Pintar Rostos

Recomendo fortemente para os iniciantes fazer os destaques e as partes mais escuras da pintura por último, mas eles tentam atraí-lo! É difícil resistir a colocá-los no estágio inicial.

Portanto, mesmo que você tenha lido o aviso, é incrível como, quando você se envolver na pintura, sua mão será atraída para aquele branco mais claro.

Por isso pode parecer contra-intuitivo se você estiver vindo para a pintura depois de ter aprendido a desenhar, pois geralmente apagamos as áreas mais claras ou trabalhamos nessa área que atrai nossa atenção.

Os destaques dos brancos dos olhos têm um fascínio particular, junto com a parte mais escura, nos chama muita a atenção.

A parte mais difícil da pintura é os olhos, e é justamente pelo olhos que eu começo.

Acima de tudo, lembre-se: a pintura é sua e seu caminho é totalmente seu! Você pode começar por onde se sentir mais a vontade. Siga sua intuição!

Em fim,quando a pintura estiver terminada, os olhos serão vistos pelo espectador, quanto mais habilidoso você for, melhor a expressão da sua pintura.

Dica: Frequentemente quando você voltar para a sua pintura no dia seguinte, você perceberá como a sua pintura à óleo ficou translúcida da noite para o dia e não terá a mesma cobertura que você imaginou.

Quanto pior a qualidade da sua tinta, mais translúcida fica sua pintura.

Parte 3 – Segunda Camada

Qual a regra que a gente não pode esquecer?

“Gordo sobre Magro”

Misturando nosso preto.

Agora vamos misturar um preto neutro para desenvolver o estudo monocromático.

Você pode criar alguns estudos adoráveis usando apenas o preto e o branco em um papel de rascunho ou numa tela.

Agora, repare que todo preto tem uma base azul. Você sabia disso?  Vai do seu gosto escolher o seu preto.

Eu uso o Ivory Black ou Preto de marfim nas minhas pinturas.<

O preto marfim é um pigmento de secagem lenta, combinará bem com o branco de titânio (secagem lenta) e nesta fase da pintura, o ‘tempo aberto’ mais longo das tintas é melhor.

Sobretudo o preto de marfim é excelente para se trabalhar com camadas bem finas que ajudará nas fases posteriores do retrato.

Desta forma, você terá tempo para trabalhar com a sua pintura para misturar e fundir as arestas que você precisa.

Materiais

  • Ivory Black – Preto de marfim
  • Titanium white – Branco de titânio
  • Solvente (destilados inodoros)
  • Medium ou Óleo de linhaça refinado.

A princípio não há qualquer razão específica para usar apenas uma marca de tinta, muitas vezes misturo marcas, porque gosto de experimentar usando cores de fabricantes diferentes.

Use o que estiver disponível onde você está.

A única recomendação chave em todas as suas tintas é que elas tenham uma qualidade profissional.

Consistência da tinta

Como Pintar Rostos

Quando você está apenas começando com tinta à óleo, o manuseio da tinta pode variar muito dependendo da cor pois a consistência da tinta é diferente entre elas.

Assim sendo, a tinta a óleo branco de titânio é muitas vezes muito grosso e duro para trabalhar nesta fase da pintura – direto do tubo.

Por isso, para tornar a tinta mais fluida, alguns artistas diluem com o solvente. Eu não faço isso!

Como vocês já sabem eu não uso solvente em minhas tintas. Só uso solvente para limpar os pincéis.

Como Pintar Rostos

Em suma, eu uso medium para fazer as minhas misturas de tinta e vou misturando bem com a espátula até atingir uma consistência pastosa e fluídica.

Usar a espátula para misturar suas tintas é uma técnica muito útil.

A princípio você pode misturar as suas cores em uma paleta separada e, em seguida, transferir a mistura para um vidro limpo.

Se você está apenas começando com tinta à óleo, perceberá a facilidade com que se pode contaminar as cores ao usar uma paleta cheia de cores.

Isso pode levar a cores “sujas” e a pinturas frustrantes.

Com certeza isso ajudará você a aprender métodos de trabalho limpo. Por isso é tão importante a disciplina de misturar as cores como você quer.

Invista o tempo necessário para fazer suas misturas, quanto maior a sua impaciência para começar a pintura, com muita certeza que o resultado da sua pintura não será aquela desejada por você.

Conclusão: Leve o tempo necessário para fazer suas misturas de tintas, com a certeza que a sua pintura ficará excelente!

Como pintar rostos?

Agora vamos voltar propriamente para os novos passos:

Passo 10 – Misturando nossos tons de cores

Este próximo estágio de pintar rostos é onde realmente ficamos “pintando” com as cores mais encorpadas e misturadas.

Se olharmos para as últimas duas lições, poderemos ver que ainda não estávamos misturando nenhum tom juntos.

Inclusive, estamos simplesmente fazendo blocos com os valores tonais básicos, no que às vezes é chamado de “fase de coloração morta”, porque estamos usando uma quantidade limitada de óleo na mistura e a cor pode parecer plana e “morta”, pois não tem o brilho que o óleo nos dá.

Então, antes de começarmos a pintura, vamos pré-misturar um intervalo de no mínimo 9 tons de valor e no máximo 12 tons.

Recomendo para os iniciantes começar com 09 tons e para os mais experientes tentarem os 12 tons.

Branco é o mais claro, preto é o mais escuro. Isso nos permite obter um tom médio e dividir os tons em luzes, meios-tons e sombras.

Usando valor tonal das cores

Como Pintar Rostos

Imprima ou pinte a sua própria faixa de valor tonal ou sua escala dos tons.

Quando você está começando, recomendo imprimir uma faixa de valor tonal e você terá os mesmos tons da sua fotografia de referência, em comparação com os tons da tinta preta e branca.

Por fim basta deslizar a faixa de valores próximo a sua mistura de tintas. Desta forma, quando você está tentando combinar o tom, você pode testá-lo, para determinar o quão próximo você está.

Dessa maneira você levará algumas tentativas para acertar, isso é normal.

Esteja ciente de que o preto tem uma força de tingimento mais forte que o branco, então, quando eu o adiciono, estou apenas raspando uma pequena quantidade com a espátula.

Agora com apenas 3 tons, você pode criar alguns estudos de grande valor (que às vezes são chamados de “estudos de cartazes”) que permitem praticar rapidamente e esboçar composições tonais para futuras pinturas.

Deste modo, também é útil se você quiser experimentar trabalhar com um intervalo de valores compactados ou seja, uma paleta com 04, 05, 06 ou 07 tons.

Como Pintar Rostos usando escala de cores

Quando olhamos para a pintura em preto e branco, é ainda mais fácil ver como o foco na pintura é colocado no assunto com a faixa tonal mais ampla e a figura de fundo tem uma faixa tonal muito comprimida.

Como a fonte de luz está praticamente de frente para o assunto, a luz cai quando nos aproximamos mais do fundo.

Se compararmos a faixa de valor tonal, você começará a ver como há uma sutil mudança de tom à medida que adentramos o fundo da pintura.

Por isso você tem que entender que isto é um ponto-chave para lembrar, porque quando você que está iniciando e não usa a faixa de valor tonal  ou retira as amostras de tinta de perto, é mais difícil reconhecer a diminuição da luminosidade.

A sua mente vai errar aceitando o que você sabe ou entende de transição de luz.

Por isso a luz foi ajustada de modo a ficar mais forte na frente do retrato e o valor vai diminuindo. Você precisa estar ciente dessa queda enquanto avança pelos tons.

Certamente que isso pode ajudar a acertar a diminuição da luminosidade e criar uma progressão lógica em toda a pintura.

Como Pintar Rostos

Como Pintar Rostos  usando a faixa de valores tonais

Então, o que você pode fazer agora é manter a faixa de valores tonais próximo das tintas e segurá-la ao lado da sua fotografia de referência.

Certifique-se de ter aparado a borda da faixa de valor para que você não tenha nenhum branco no limite. Isso tornará mais difícil julgar os tons.

Agora feche um olho, isso ajuda a achatar sua visão e facilita a visualização do tom. Em seguida, passe os olhos entre o tom e a faixa de valores tonais e o tom na fotografia de referência até que você tenha uma correspondência, ou seja, qual a cor que mais chega perto.

Dica: Se você está achando difícil isolar a cor, com um furador faça um furo em cada quadrado, assim você pode usá-los como um visor.

Misturando as tintas com medium

Embora eu tenha começado esta pintura pelo fundo, isto não é uma regra, usei apenas o preto misturado com um pouco de medium.

Sempre uso um pincel largo para fazer o fundo. A mistura da tinta com o medium tem que ser grossa o suficiente para cobrir o underpainting e pastosa o suficiente para criar uma camada bem fina de tinta.

Você está tentando cobrir a cor de baixo com um tom sólido, mas a mistura é muito fluida e não cobre o fundo ou muito grossa e deixa marca.

Conseguir a consistência correta pode ser uma arte em si, por isso não desanime!

Como pintar retratos

Quando estiver pintando rostos e chegar no cabelo, use pincéis mais finos. Acredito que nessa parte você se acostumou com a consistência da tinta.

Portanto com o pincel menor, use uma pequena quantidade de tinta, observe como puxo a tinta da borda da pilha. Uma tendência dos iniciantes é sobrecarregar seu pincel.

Como Pintar os cabelos

Como você não precisa de muita tinta, use apenas a ponta das cerdas com bem pouca tinta, eu trabalho com o pincel fazendo movimentos para frente e para trás sem pressa, as vezes as cerdas do pincel só ficam sujas na ponta, não preciso usar todo o comprimento das cerdas.

Enfim, no cabelo as cores começam a entrar.

Então eu cerro meus olhos entre o assunto e minha pintura para julgar a próxima mudança de tom.

Deixe um pedaço de papel ou pano para tirar o excesso de tinta do pincel.

Por fim no cabelo você irá usar apenas tons de preto.

Experimente começar com três ou dois tons abaixo do preto e venha abaixando conforme a necessidade.

Usando nossa faixa de valores tonais como exemplo use as cores 6, 7, 8 e 9 nos cabelos.

Da mesma forma eu poderia começar por qualquer lugar da pintura, não há nenhuma regra melhor ou mais rápida, eu apenas digitalizo a imagem com os meus olhos para procurar por quaisquer valores que estão nas primeiras 3 faixas de luz perto do preto.

A importância das arestas

Agora precisamos suavizar a maioria das arestas. Assim como no underpainting, é mais fácil manter as bordas suaves nesse estágio, já que as arestas ou linhas fortes podem facilmente chamar a atenção dos espectadores.

Bordas afiadas, linhas fortes, se projetam para frente, bordas suaves recuam.

Vejam na foto da minha pintura que misturo o fundo com o cabelo, não existe uma linha determinando onde começa um e termina o outro.

Agora que terminamos este estágio da pintura de rosto.

Fizemos o fundo e os cabelos, estamos nos acostumando com as cores, as tintas.

Então, para o próximo passo adicionaremos os detalhes, começaremos pelos olhos: pode ser?

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Como pintar um Retrato ou Rosto – Parte 4 (em breve)

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