fbpx

07 Termos Usados Na Arte Que Você Deve Conhecer

07 Termos Usados Na Arte Que Você Deve Conhecer

Rafael Sanzio

Rafael Sanzio

Os 07 Termos Usados Na Arte Que Você Deve Conhecer são:

Chiaroscuro, sfumato, contrapposto, impasto, fresco, tondo e sprezzatura.

Chiaroscuro

Chiaroscuro é uma das estratégias inovadoras da pintura renascentista do século XV, uma técnica de pintura na qual o artista usa luz e sombra para dar a sensação de formas tridimensionais.

O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto, porém com número menor de nuances tonais, nas transições, se comparado com o sfumato.

A técnica exige conhecimentos de perspectiva, dos efeitos físicos que a luz provoca nas diversas superfícies, dos brilhos, das tintas que estão sendo utilizadas e de sua matização. Caravaggio e El Greco vêm à mente imediatamente.

Aqui estão alguns outros exemplos de Fra Angelico e Botticelli:

Fra Angelico

Botticelli

Os 07 Termos Usados Na Arte Que Você Deve Conhecer

Sfumato

Sfumato é uma técnica que particularmente eu gosto muito, é uma atmosfera esfumaçada criada através do uso sofisticado de luz e sombra em uma pintura.

Sfumato é uma técnica artística usada para gerar suaves gradientes entre as tonalidades, é comumente aplicado em desenhos ou pinturas.

O termo de arte Sfumato vem do italiano “sfumare”, que significa “de tom baixo” ou “evaporar como fumaça”.

sfumato

Detalhe da técnica de sfumato no rosto de Mona Lisa: retirar as pinceladas aparentes de uma pintura usando verniz de madeira, que corrói a tinta, deixando um gradiente perfeito no local. É praticamente impossível perceber pinceladas nas obras de Leonardo da Vinci.

Os 07 Termos Usados Na Arte Que Você Deve Conhecer

Contrapposto ou “contrapeso”

Postura corporal na qual a maior parte do peso é colocada na perna “engatada”, fazendo com que a parte superior do corpo gire e caia do eixo.

O tronco, os ombros e a cabeça da figura se inclinam para longe da perna esticada, completando assim a torção.

Faz com que as representações do corpo pareçam mais naturais e relaxadas.

Desenvolvido por artistas renascentistas, embora derivado da arte antiga.

O contrapeso torcido ou “contrapeso” é uma das posturas mais populares no retrato ocidental – tanto na pintura quanto na escultura.

A pose é realmente bastante desconfortável de recriar, e artista conceitual Bruce Nauman expôs o constrangimento dessa postura histórica em sua performance em vídeo Walk with Contrapposto (1968), pela qual o artista tentou permanecer na pose do contrapposto enquanto andava por uma passagem estreita.

Bruce Nauman

Bruce Nauman

Os 07 Termos Usados Na Arte Que Você Deve Conhecer

Impasto

O impasto é uma técnica utilizada em pintura onde a tinta (em particular a de óleo) é espalhada numa área da tela, ou mesmo em toda a tela, de forma tão espessa que as marcas dos objetos utilizados para pintar tais como pinceis, espátulas, ficam visíveis na pintura.
O impasto se destaca na tela, dando às imagens planas uma textura tridimensional.
Essas marcas chamam a atenção para o gesto da pintura, tornando visíveis as pinceladas do artista ou os cortes das tintas elaborados com a espátula.
Áreas de impasto também podem captar a luz da sala circundante e lançar uma pequena sombra na pintura, aumentando o claro-escuro da imagem.
Mestres barrocos como Rembrandt Van Rijnand e Diego Velázquez usavam o impasto precisamente para esse efeito, dando destaque a jóias e armaduras de metal com tinta mais espessa, para que brilhassem ainda mais.

Diego Velázquez

Rembrandt

Os 07 Termos Usados Na Arte Que Você Deve Conhecer

Fresco

Fresco é uma técnica de pintura de parede que envolve a aplicação de pigmentos coloridos ao gesso molhado.
O termo usado na arte para a palavra italiana significa literalmente molhado / fresco.
Esse técnica foi empregado no teto da Capela Sistina de Michelangelo (1508-1512) e na Escola de Rafael de Atenas (1509-1511) – é uma técnica de pintura de parede que remonta à antiguidade.
Para criar um afresco, os artistas aplicam uma mistura de pigmentos em pó e água no gesso de cal úmido, iniciando um processo químico que funde o pigmento com a parede.
Como o gesso seca rapidamente, os artistas devem completar seus afrescos em seções, cada uma delas chamada giornata, palavra italiana para “um dia de trabalho”.
Enquanto os afrescos eram mais populares na Roma antiga e durante o Renascimento Italiano (o clima quente e seco da Itália fornecia especialmente condições favoráveis à sua preservação), o meio foi revivido durante o século 20 por muralistas mexicanos como Diego Rivera.
Diego Rivera

Diego Rivera

Os 07 Termos Usados Na Arte Que Você Deve Conhecer

Tondo

Uma pintura ou escultura circular é chamada tondo, um termo derivado da palavra italiana rotondo para “redondo”.
Como a pose do contrapposto, o tondo é uma invenção grega antiga, que recuperou popularidade durante o Renascimento italiano.
Enquanto tondi mais tarde saiu de moda – o arquiteto e filósofo Leon Battista Alberti declarou que apenas telas retangulares eram adequadas para renderizar cenas em perspectiva linear.
O termo de arte tondo estão experimentando um ressurgimento na arte contemporânea, com, por exemplo, Damien Hirst voltando-se para a forma redonda em suas pinturas de borboletas, pontos e respingos.
Damien Hirst

Damien Hirst

Os 07 Termos Usados Na Arte Que Você Deve Conhecer

Sprezzatura

A sprezzatura é uma palavra de origem italiana, primeiro definida no livro O Cortesão, de Baldassare Castiglione, como uma forma de afetação que consiste em fazer “tudo o que se faz e se diz parecer sem esforço e quase sem qualquer pensamento a respeito”.
“O esforço óbvio é a antítese da graça”, escreveu o escritor renascentista
Trata-se da capacidade do cortesão em aparentar indiferença e facilidade na realização de ações difíceis, escondendo o esforço consciente que elas exigem.
O termo de arte sprezzatura também tem sido descrita como “uma forma de ironia defensiva:
A capacidade de disfarçar o que realmente se deseja, sente, pensa, significa ou intenciona, por detrás de uma máscara de aparente reticência e indiferença”.
Sprezzatura significa não se esforçar muito, mas ainda assim tendo conduta perfeita.
Na moda contemporânea, a sprezzatura descreve a aparência de desarrumação astuta – a capacidade de parecer organizada enquanto usa padrões incompatíveis ou uma gravata-borboleta torta.
Castiglione escreveu sobre sprezzatura menos de uma década depois da morte dos mestres renascentistas da Vinci e Rafael, que foram fundamentais para adicionar um senso de indiferença à arte da pintura.
Esses artistas foram os primeiros a retratar mulheres em uma visão de três quartos, uma pose muito mais relaxada em comparação com a convenção do início do Renascimento de mostrar mulheres em seu perfil.
Em alguns desses retratos – como a Mona Lisa, por exemplo – o sujeito olha para o espectador com um olhar de tédio leve, a expressão máxima da sprezzatura italiana.
Rafael Sanzio

Rafael Sanzio

Existem muitos mais termos de arte que os Italianos inventaram ou trouxeram novamente a vida, e você conhecia todos esses termos?
Qual outro termo da arte que existe e que você gostaria que eu falasse mais?
Você também pode gostar:

Portanto se realmente houver interesse seu em pintar clique aqui e aprenda a como pintar retrato ou rosto com tinta à óleo.

Escrevi outro post falando Por Que Pintar? E Por Que Todo Mundo Deve Pintar?

Gostou? Curta, Compartilhe!

Tem dúvidas, sugestões? Deixe seu comentário no post.

Grande Abraço,
Éder RoolT

Nos vemos pintando por aí 😉

Para saber mais sobre pintura, me acompanhe nas redes sociais.

Os comentários estão encerrados.