fbpx

Os Girassóis de Van Gogh Estão Ficando Marrom

Vincent van Gogh Sunflowers (1889). Photo: courtesy of Van Gogh Museum, Amsterdam

As Famosas Pinturas de Girassóis de Van Gogh Estão Lentamente Ficando Marrom. A descoloração gradual dos pigmentos amarelos poderia ameaçar dezenas de outras obras de Van Gogh e seus pares.

A impressionante série de pinturas de girassol amarelo de Vincent van Gogh está lentamente murchando na videira. Um grupo de pesquisadores holandeses e belga descobriram que os tons vibrantes estão progressivamente se desvanecendo para uma cor marrom-oliva devido ao uso de pigmentos sensíveis à luz pelo artista.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Antuérpia e da Universidade de Tecnologia de Delft passou dois anos estudando uma pintura de 1889 da série de girassol do artista na coleção do Museu Van Gogh de Amsterdã. Eles descobriram que o uso de tinta amarela de cromo pelo artista fazia certas obras particularmente suscetíveis à descoloração.

Vincent van Gogh Sunflowers (1889).

“Van Gogh usou dois tipos de cromo amarelo, que é um pigmento sintético que estava amplamente disponível na época”, disse Frederik Vanmeert, da Universidade de Antuérpia, à Artnet. “Um desses tipos de cromo amarelo é bastante estável, porque tem uma tonalidade laranja, mas o outro tipo, que tem uma cor amarela pálida, é bastante sensível à degradação, por isso vai alterar sua cor ao longo do tempo.”

Os pesquisadores examinaram a pintura usando técnicas de alta tecnologia, incluindo microcopia eletrônica de varredura e mapeamento químico. Graças a esses métodos de ponta, eles conseguiram entender a feitura da pintura sem tirar cotonetes (“pequenas lascas”) ou amostras de pigmento de sua superfície. (Um relatório sobre o estudo apareceu pela primeira vez no Guardian.)

Com as descobertas dos pesquisadores, surgem boas e más notícias. A boa notícia: a degradação irreversível ainda não é perceptível ao olho humano. A má notícia: é muito difícil prever precisamente quando esses efeitos se tornarão visíveis, segundo Vanmeert.

É possível, no entanto, que os especialistas diminuam o processo de desbotamento. “Esse processo depende fortemente dos fatores externos aos quais a pintura foi submetida”, explicou Vanmeert. “Por exemplo, a quantidade de luz que caiu sobre a pintura terá um grande efeito sobre a velocidade.”

Esta não é a primeira vez que cientistas descobriram que o trabalho de Van Gogh se transforma significativamente com a passagem do tempo. Pesquisas anteriores descobriram que os pigmentos vermelhos do artista também estão perdendo seu brilho e desaparecendo para o branco. (Eles determinaram, por exemplo, que as paredes da pintura do artista em 1888 “The Bedroom” estavam roxas antes de se tornarem azuis.) Como parte de um estudo divulgado há três anos, estudiosos internacionais também soaram o alarme sobre o potencial do pigmento amarelo de cádmio tanto de Van de Gogh como de Matisse se desvanecer.

 

Vincent van Gogh Sunflowers (1889). Photo: courtesy of Van Gogh Museum, Amsterdam

 

À luz dessas descobertas, o Museu Van Gogh não está se arriscando. Curadores e conservadores já estão trabalhando para proteger as obras de maior deterioração. Cinco anos atrás, o museu baixou os níveis de luz em suas galerias e está atualmente no processo de rever os sistemas de iluminação mais uma vez.

Segundo Vanmeert, a nova pesquisa tem implicações além do Van Gogh; descoloração semelhante poderia ameaçar outras pinturas do século XIX também. “O número exato não é conhecido, mas [o pigmento problemático] é um tipo amarelo Van Gogh frequentemente usado, por isso estará presente em um grande número de suas pinturas, e presume-se também estar presente nas pinturas de um grande número de seus contemporâneos ”, disse ele.

Felizmente, a técnica de radiografia não invasiva que a equipe desenvolveu para conduzir sua pesquisa é facilmente transferível para o estudo de outras pinturas e outros pigmentos.

Essa matéria original é de Henri Neuendorf.
Publicado no site da artnet.com

quer aprender a pintar? Click aqui para ver o passo a passo de como pintar retrato ou rosto.

 

Gostou? Curta, Compartilhe!

Tem dúvidas, sugestões? Deixe seu comentário no post.

 

Grande Abraço,

Éder RoolT

Nos vemos pintando por aí ?

Para saber mais sobre pintura, me acompanhe nas redes sociais.

 

Os comentários estão encerrados.