fbpx

Os 3 Passos Para Se Tornar Um Pintor Melhor

03 passos para uma pintura melhor

03 passos para se tornar um pintor melhor

Para se tornar um pintor melhor, pintando menos, é para você que não tem tempo para pintar, ou acha que não tem…

Para se tornar um pintor melhor, pintando menos é para você que tem vontade de aprender a pintar mas parece um mundo distante do seu.

Para se tornar um pintor melhor, pintando menos é para você que está lutando para pintar no seu tempo livre, e mesmo assim parece impossível!

Para se tornar um pintor melhor, pintando menos é para quem está com dificuldade até para encontrar um espaço claro e preparar suas tintas, e às vezes nem consegue gerenciar isso.

Para se tornar um pintor melhor, pintando menos é para você que deseja trabalhar em sua própria mistura de cores, experimentar uma nova cor de tinta, e fazer mais algum rascunho ou trabalho no seu caderno de esboços, mas ao mesmo tempo você também tem um emprego, família, amigos – responsabilidades que temos que cumprir que são mais importantes que a pintura.

Eventualmente você se pergunta: devo continuar pintando fazendo o melhor que eu posso?

Ou existe uma estratégia que você possa usar e que não exija muito tempo e alcance melhores resultados?

Eu tenho tentado encontrar a resposta para esta pergunta:

Como você pode praticar sua criatividade em uma vida tão ocupada?

Eu trabalho, tenho família e ainda sim encontro tempo para pintar. Às vezes é mais fácil, outras vezes o tempo fica mais escasso, e por aí vai…

Eu gostaria de pintar 24 horas por dia, dormir pra que? Mas sei que não é assim…

Comecei a pintar enquanto eu estava estudando engenharia à noite e trabalhando em tempo integral.

Fazia minhas pinturas no final de semana, e devido a minha falta de tempo podemos destacar 03 passos para pintar menos e aprender mais.

Os 3 passos para se tornar um pintor melhor:

03 passos para uma pintura melhor

03 passos para se tornar um pintor melhor

Passo 1. Pinte com apenas uma ou duas cores por semana.

Se você está precisando de tempo, não há nada errado em começar devagar, seu subconsciente pode até ser grato. A maioria das pessoas pensam que não tem tempo para criar uma pintura completa em um fim de semana, e isso acaba deixando a gente frustrado.

Ao diminuir o tempo e permitir que você realize um pequeno passo em direção à sua pintura finalizada, será mais fácil continuar pintando.

Ok, então que cores devo usar?

Não há cor mágica específica, mas aqui está uma sugestão: comece com azul (escuro) e branco. Verde e rosa. Preto e branco. Roxo e branco. Ou qualquer outra cor que você goste.

Simples assim!

Se você está iniciando, recomendo você fazer uma pintura abstrata. Coloque a tinta na tela e faça um degrade por exemplo. Dessa maneira você vai aprender a controlar a tinta, deixá-la mais fluída ou espessa, e assim por diante.
Depois acrescente curvas, retas, e crie suas próprias formas.

Criar uma boa imagem com uma única cor é muito melhor do que 100 pinturas incompletas com 10 cores. Muitas vezes as pessoas mais criativas são iniciantes brilhantes, mas não são grandes finalizadores.
Aposto que você tem 100 ideias incríveis para pinturas que adoraria fazer, se tivesse tempo.

Comece com uma cor e vá aumentando.

Uma pintura bem planejada e bem pensada é mais recompensadora do que centenas de pinturas feito às pressas e de qualquer jeito.

Você pode criar uma ampla gama de tons com azul escuro por exemplo, teste o azul ultramarino, essa cor tem um número de série baixo, por isso não custa muito e será útil em várias pinturas no futuro.

Alguns artistas são mais rápidos do que outros, mas em geral, se você está gastando menos de três horas em uma de suas pinturas, provavelmente está indo rápido demais. Reduza a quantidade e foque na qualidade.

Algumas pinturas no tamanho de 30×40 cm, eu já cheguei a levar de 50 à 70 horas trabalhadas para finalizar usando apenas preto e branco.
Você não precisa de todo esse tempo para fazer uma pintura, esse é o meu caso, só estou exemplificando para você ter uma ideia e fazer a sua pintura no seu próprio tempo.

Quem disse que você tem que completar uma pintura em cada sessão?

Ninguém, até onde eu sei. E quando você vê os artistas trabalhando parece que a pintura vem com facilidade, um “acidente feliz”, aquele borrão do nada se transforma em uma nuvem perfeitamente formada.

A maioria de nós assume que as pinturas de sucesso são criadas em um momento de inspiração, uma enxurrada de gênio criativo, tinta voando, pincéis ondulando. Mas eles não são, a maioria dos artistas profissionais são muito mais técnicos do que vocês pensam.

 

 

Segundo Passo: Copie uma pintura.

 

Não sei se vocês sabem, mas antes de largar tudo e tentar viver só de arte eu me desafiei: “se eu sou um bom pintor eu tenho que saber copiar todas as pinturas do mundo”. Claro, que isso foi humanamente impossível!

Em suma, eu realmente fiz isso, copiei muitos trabalhos, alguns quadros da Pinacoteca do Estado de São Paulo mas a maioria mesmo eu copiei de livros. Vou dizer a verdade, adorei copiar, e sem saber acabei aprendendo tudo sobre pintura na prática.

Os grandes mestres já conhecem os segredos e as técnicas, e ao copiar, eu buscava fazer igual ou melhor. Claro que não ficava nem igual, mas as vezes eu “achava” minha pintura até melhor do que a pintura original.

Como você provavelmente já viu, existem centenas de técnicas para se tornar um pintor. Em um mundo ideal, você moraria na Itália, estudando técnicas clássicas de pintura enquanto absorvia a atmosfera renascentista. Parando para o sorvete ocasional para ver o mundo passar.

Há apenas um problema: você não vive em um mundo ideal. E nem eu, rssss!

Mesmo se você estivesse pintando em tempo integral com um exército de assistentes (Damien Hirst tem mais de 100 assistentes para ajudá-lo a pintar seus trabalhos), você não poderia fazer tudo.

Então, nem tente.

Logo, comece copiando qualquer coisa, a primeira foto que copie foi tirada de uma revista de moda. Depois que fui copiar os quados de celebres pintores.

Em resumo, se eu pudesse voltar no tempo, eu começaria copiando direto os grandes mestres.
Com toda certeza, copiar as pinturas dos grandes mestres é a sua melhor estratégia.

Eis o porquê: praticamente todas as técnicas de pintura que você precisa aprender já foram feitas antes.

E muitas vezes estas são suas pinturas favoritas.

Para fazer uma pintura funcionar, você precisa aprender com os melhores. Então escolha uma pintura e escolha uma seção dela, por exemplo, você não precisa pintar a imagem inteira. Apenas uma pequena seção para começar. E tente copiá-la.

Não será brilhante, mas você pode se surpreender. Mesmo que você pense que conhece uma pintura muito bem, você nunca saberá até ter que desenhá-la. Você nunca conhece o assunto antes de pintá-lo, precisa se envolver e se concentrar.

Para fazer a sua pintura funcionar, você precisa estudar e fazer uma composição, um rascunho. Para criar uma harmonia de cores, você precisa entender o quanto algumas cores são realmente suaves, mesmo que à primeira vista elas pareçam brilhantes.

E é difícil quando você é iniciante porque você não tem tantas habilidades necessárias.

Na minha opinião, é muito mais fácil entender como funcionam as grandes pinturas e depois usar esses princípios de pintura para criar suas próprias pinturas.

Num show de música, você já ouviu? “Toca Raul!” quer dizer que praticamente todas as bandas de rock sabe tocar alguma música do Raul Seixas, do Legião Urbana e assim por diante.
Por que estou falando isso? Porque todo músico primeiro “copia” seu músico ou sua música predileta e só depois de muito estudo criam sua própria música.

“Inquestionavelmente o pintor tem que copiar para depois aprender a pintar suas próprias criações”.

 

 

Terceiro Passo: Comece a adicionar mais cores

Depois de começar a obter resultados, acho que é muito mais fácil começar a experimentar mais cores.

Adicionando por exemplo um burnt umber (“terra de sombra tostado”) ao preto você identifica outras características, e aprende sobre cores quentes e frias.
Com isso, fica mais fácil avançar para escolher uma paleta de cores mais completa e chegar a um nível mais avançado.

Pintando nesse ritmo, ficamos mais motivados para trabalhar pois a nossa pintura funciona muito mais fácil.

Se você obtiver um bom resultado, você será encorajado, você não terá que se esforçar tanto para voltar ao estúdio (ou mesa da cozinha, ou no quarto pequeno), e isso torna o ato de pintar muito mais agradável.

 

E adivinha?

Você vai sempre querer pintar, com certeza vai encontrar tempo, sua pratica de pintura vai melhorar, sua pintura vai passar para outro nível.

Por que não pinto com mais frequência?

Em vez de sonhar em aprender a pintar, você realmente conseguirá fazê-lo.

Mas você pode pensar: mas o que eu vou pintar?

E isso pode ser assustador, você quer pintar seus gatos ou cães, marido, esposa ou filhos, mas isso parece um grande salto.

Se você quer dar um salto em sua pintura e obter confiança para isso, você pode aprender a pintar acessando este link: como pintar retrato ou rosto.

Se você está disposto a pintar melhor e obter mais resultados com menos esforço, acho que isso é algo em que você deve pensar. Você só precisa de alguns toques para ajudá-lo a começar e seguir esses 03 Passos Para Se Tornar Um Pintor Melhor vai lhe ajudar.

Aqui no meu blog, eu mostro passo a passo como faço minhas pinturas, meu único objetivo é lhe entregar o melhor conteúdo possível para você alcançar o seu potencial máximo na pintura.

E o melhor de tudo, você pode seguir no seu próprio ritmo.

Uma pintura por semana, mesmo uma pintura por mês, você logo teria uma coleção de arte, e melhor, poderá fazer sua própria exposição.

 

Gostou? Curta, Compartilhe!

Tem dúvidas, sugestões? Deixe seu comentário no post.

 

 

Grande Abraço,

Éder RoolT

Nos vemos pintando por aí ?

Para saber mais sobre pintura, me acompanhe nas redes sociais.

 

Os comentários estão encerrados.