fbpx

Feminismo Bem Ensinado Para Meninos

Feminismo Bem Ensinado Para Meninos

Feminismo

Feminismo Bem Ensinado Para Meninos

No dia-a-dia eu tento promover a igualdade de gênero, feminismo bem ensinado para meninos, mas mesmo ao meu entorno esse diálogo é difícil, imagina dialogar esse tema no nosso país, está longe de qualquer realidade, mas nem por isso devemos desistir.

Já que eu não posso mudar o Brasil de uma hora para outra, todos os dias, em casa eu tenho a incrível oportunidade de educar meus dois filhos com empatia, compaixão e amor próprio, além do senso de justiça.

Feminismo Bem Ensinado Para Meninos

Infelizmente são as mulheres e as meninas que sofrem maiores discriminações, enfrentam diversos tipos de violência, são estereotipadas, nós as limitamos e criamos desigualdades, e se não bastasse tudo isso… nós as impedimos de realizarem seus sonhos.

Em primeiro lugar, minha filha é incrível, brilhante, e eu fico extremamente irritado e nervoso, sabendo que ela vai crescer num mundo aonde haverá pessoas que não levarão suas palavras a sério e que vão descartá-la só por causa do gênero dela.

Eu tenho o privilégio de ter um casal de filhos e isso fica bem claro na hora de educá-los. Em casa eu nunca disse: “Isso é coisa de menino” ou “Isso é coisa de menina”, pelo contrário os dois sabem cozinhar, consertar coisas, trocar lâmpada, lavar louça e fazem o serviço doméstico em geral.

Quando vou realizar alguma tarefa faço questão que os dois saibam o que estou fazendo e quando peço a chave inglesa, chave allen, martelo, …, eles tem capacidade de me trazer a ferramenta solicitada ou fazer um almoço.

Detalhe: ambos tem 10 e 13 anos. Essas habilidades todos os pais deveriam ensinar aos seus filhos independente se são meninos ou meninas.

E quando em casa não existe separação de gênero, é fácil ensinar que ser “diferente” é algo comum e normal.

Que todo mundo tem uma vida diferente da outra e desde que não se prejudique o outro, essas escolhas devem ser respeitadas.

Liberdade

Quando somos criados livres, sem papéis totalmente definidos, a percepção de que somos todos iguais cria uma relação de empatia e respeito muito profundo um pelo outro.

Quando o outro é igual, as perguntas sobre o mundo afloram mais rapidamente, e é através da leitura que eles irão entender e questionar o mundo, e o melhor caminho para isso é o exemplo… ou a psicologia reversa… Filhos vocês estão de castigo, não vão poder ler livro, jogar videogame, tablet, celular, por duas semanas.

Posteriormente eles devem pensar: que tipo de castigo é esse? Faz mais de um mês que eu não leio! Nem gosto!

Depois de três dias eles vem atrás e perguntam: “Pai deixa a gente pelo menos ler livro?” eu respondo: “Não mesmo. Principalmente livro”.

Adivinha? Hoje eles são leitores. Fica a dica!

A princípio todas as crianças devem praticar esportes, e essa é a parte mais difícil para o pai, ou não. No meu caso sempre incentivei os dois a andarem de skate comigo desde pequeno.

Eles sempre foram muito bem, cheguei a acreditar que teriam futuro nesse esporte. Mas com o passar do tempo minha filha foi para o balé (não gostei), depois se interessou pelo basquete (não!).

Meu filho, a contragosto, só porque eu não sou fã de futebol – treinava para ser goleiro.

Enfim, agora os dois estão no Karate kyokushin. Independente do esporte, incentive seus filhos a praticar.

Acima de tudo meu esforço em educá-los é somente porque eu quero que eles lutem pelo que é certo e que tenham orgulho de ser quem são.

Feminismo Bem Ensinado Para Meninos

Imediatamente algumas pessoas me dizem que homens e mulheres são diferente e utilizam a biologia como explicação, e claro que somos diferentes em gênero: masculino e feminino, mas isto não é condição para criação de normas sociais que são ridículas e que não possam ser mudadas.

Sempre devemos lutar pela “Igualdade de Gênero” porque nós somos seres humanos dotados de pensamentos e sentimentos diversos, e educar os nossos filhos para que eles se sintam confortáveis com eles mesmos é de uma sensibilidade muito generosa, por isso devemos levantar a bandeira da “Igualdade de Gênero”.

Para você

Ontem minha filha fez 13 anos, e estou extremamente entristecido e desapontado por tudo que vem acontecendo nesse país, esta pintura, surgiu como uma forma de expressão ou legado do qual eu gostaria de deixar para sempre para minha filha: “Lute como uma Garota”.

Feminismo

Feminismo Bem Ensinado Para Meninos

Mas com o tempo essa pintura foi ganhando força e tornou-se um símbolo da batalha contra o machismo, contra meu próprio machismo.

Uma luta da qual estamos longe de vencer, mas da luta que nunca deveremos desistir, de uma luta que deve ser lutada com todas as nossas forças.

Para que um dia minha filha, ou a filha da filha dela ou de tantas outras filhas não sejam privadas de realizarem seus sonhos.

Então minha filha, independentemente do caminho que você venha a seguir, lembre-se sempre:

Filha Seja honesta, seja corajosa, seja bondosa.
Filha tenha empatia, compaixão e amor próprio.
Filha lembre-se de se conhecer e de descobrir o que você não gosta.
Filha espiritualize, encontre seu verdadeiro eu e o seu Deus.
Filha você não precisa dar conta de tudo, mas faça o seu melhor.
Filha seja você mesma, você não precisa agradar todo mundo.
Filha fale sempre com sinceridade o que você sente e exponha sua opinião.
Filha as mulheres brancas e magras são bonitas mas a mulheres não brancas e não magras são bonitas também.
Filha diante do espelho sempre se ache bonita e diante da sua alma encontre a si mesma.
Filha, o mais importante de tudo: Não deixe ninguém te dizer o que você tem de fazer (principalmente os Homens), nem mesmo eu – seu pai.

Te amo muito.

Éder RoolT

Os comentários estão encerrados.